Fazer um comentário
O Concílio Vaticano II - Uma história nunca escrita
Preço: R$ 60,00

Publicado originalmente em 2011 na Itália, este livro recebeu o Prêmio Acqui Storia 2011 – melhor obra científica – e foi finalista do Prêmio Pen Club Itália, do mesmo ano. Publicado em diversos países da Europa e nos Estados Unidos, ele chega ao Brasil em um momento de um vivo debate sobre a crise na Igreja.

O Concílio Ecumênico Vaticano II, o 21º da História da Igreja, foi inaugurado em 1962 pelo Papa João XXIII e encerrado por Paulo VI, em 1965. Apesar das expectativas e esperanças de muitos, a época subsequente não representou para a Igreja uma “Primavera” ou um “Pentecostes”, mas um período de crises e dificuldades, especialmente nos âmbitos doutrinário e litúrgico. Abriu-se, então, uma viva discussão hermenêutica da qual participou, como cardeal e, depois, como Papa, Bento XVI. Com a ascensão ao trono do Papa Francisco, o debate continua.

Roberto De Mattei oferece a contribuição do historiador através de uma rigorosa reconstrução do acontecimento, das suas raízes e consequências, baseada em documentos de arquivos, diários, correspondências e testemunhos de protagonistas. Desse quadro, emerge uma “história nunca escrita” do Concílio Vaticano II que ajuda a compreender não só os acontecimentos de ontem, mas os de hoje. 

O Autor
Roberto de Mattei, nascido em Roma, em 1948, é historiador e professor universitário, autor de mais de 20 livros. Formou-se em Ciências Políticas pela Universidade La Sapienza. Nos primeiros anos de magistério, foi assistente na Faculdade de Ciências Políticas da mesma Universidade (na cátedra de História das Doutrinas Políticas), e titular da cátedra de História Moderna na Faculdade de Letras da Universidade de Cassino. Atualmente, leciona História da Igreja e do Cristianismo na Universidade Europeia de Roma, no departamento de Ciências Históricas, de que é diretor.  Foi vice-presidente do Conselho Nacional de Pesquisa da Itália e assessor do governo italiano para questões internacionais.

 

Brochura.
527 páginas.
Lançamento: 2013.

Fazer um comentário

* Avaliação:

* Seu nome:

* Digite o código da imagem:

* Seu comentário:

Obs: Não há suporte para o uso de tags HTML.
Produtos relacionados
Apologia da Tradição
Produtos relacionados
De Maria nunquam satis
Dúvidas? fale conosco: